Nos últimos anos o Portugal é o pais que muitos estrangeiros escolheram: para turismo, para morar, para investir.... Com certeza a história do pais, as praias, o clima favorável, bons vinhos, uma excelente gastronomia e em geral a qualidade de vida são alguns dos encantos deste país, ao que se junta vantagens fiscais e uma oferta imobiliária bastante atrativa.

Em geral, apos a profunda crise econômica, Portugal se tornou atraente em termo de:

- Facilidade de deslocação através da Easyjet e da Ryanair, companhias áreas low-cost, estabelecidas em Lisboa, no Porto e em Faro.

- Em Portugal todos os cidadãos têm direito a usufruir do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo que a rede hospitalar é composta por modernas e bem equipadas unidades, distribuídas ao longo de todo o país.

- Foi considerado o 5.º país mais seguro do mundo, o que é sem dúvida uma mais-valia, pois permite andar pelas ruas das grandes cidades a qualquer hora do dia e da noite sem grandes preocupações.

- Lisboa é considerada das cidades com melhor qualidade de vida do mundo, destacando-se fatores como o ambiente económico e sociocultural e a disponibilidade de bens de consumo.

- Os portugueses são conhecidos por serem bons anfitriões e fazem qualquer pessoa sentir-se em casa.

- O clima é um dos grandes atributos de Portugal. A temperatura média em Janeiro, o mês mais frio, ronda os 10ºC em Lisboa, e em Julho, o mês mais quentes, os 30ºC.

Além disso o Portugal oferece também vantagens em termo de:

-       Facilitações fiscais pelos aposentados estrangeiros (BRASILEIROS, ITALIANOS,.....) graças às políticas do Estado, é possível obter a pensão de aposentadoria totalmente livre de impostos por 10 anos. 

Em 2013, Portugal criou o status de “residente não habitual”, que permite ao aposentado estrangeiro ter isenção de impostos durante dez anos. Para fazer parte desse programa é preciso residir pelo menos 6 meses por ano em Portugal sem exercer atividade lucrativa, alugar apartamento em Portugal ou comprar imóvel em Portugal e não ter sido residente fiscal em Portugal nos cinco anos anteriores

Pelos BRASILEIROS é importante saber que, assim que você transferir a sua aposentadoria para Portugal, o seu benefício será taxado no Brasil em 25%, (essa taxação vale para a transferência do benefício para qualquer país externo)

-       Possibilidade pelos estrangeiros (por exemplo: BRASILEIROSem obter um visto de permanência por 6 anos: no caso é preciso investir pelo menos 500 mil uro na compra de um ou de diferentes imóveis.

      Existe também a opção de comprar uma moradia em Portugal que tenha mais de 30 anos de construção para reabilitação. Portugal possui diversos lugares que estão inseridos em projetos de Reabilitação Urbana, principalmente em grandes cidades como Lisboa, Porto e Braga. O objetivo é recuperar casas e prédios abandonados (ou tomados pelo banco) em pontos estratégicos das cidades para melhorar o aspecto urbano. O valor de investimento neste caso é  350 mil €uro. Para saber quais os imóveis disponíveis para compra é necessário entrar em contato com a Câmara Municipal de cada município e verificar a lista. 

Uma outra grande vantagem de ser aposentado em Portugal, é o sistema de Saúde Pública em Portugal, que vai te custar muito menos do que qualquer plano de saúde no Brasil e tem excelente qualidade.

- em 2015 Algrave foi eleito o melhor lugar do mundo pra viver a aposentadoria


Dessa maneira os beneficiados podem:

-  residir em Portugal sem necessidade de visto

-  circular pelo Espaço Schengen sem visto (em todos os 26 países)

-  podem trazer a família para morar em Portugal

-  podem requerer a residência permanente no pais (apos 5 anos)

-  podem requerer a cidadania (portuguesa) apos 6 anos)


Entenda mais sobre o regime de autorização de residência para atividade de investimentoem Portugal.